Balé em escola de Rio Claro ganha destaque

01/06/2009

O corpo de balé da escola municipal Antônio Maria Marrote, em Rio Claro, intensifica a preparação para uma maratona de atividades que começam nas próximas semanas, a maioria delas competitiva.

 

Os bailarinos participam em junho do Dança Ribeirão, em Ribeirão Preto, e da Bravos, competição que acontece na capital paulista. Além disso, o Grupo de Dança Marrote também estará no Newfest Dance em Campos do Jordão entre julho e agosto próximos.

 

Até o final do ano são muitos outros compromissos, já que para o segundo semestre estão programadas várias competições. A equipe, entretanto, está estimulada, principalmente pelo excelente desempenho mostrado nas últimas apresentações.

 

No início deste mês, por exemplo, no Festival Arte na Dança em Ourinhos, o Grupo Marrote voltou com 17 troféus, sendo sete deles por primeiras colocações.

 

“Essa atividade vem desde a diretoria anterior da escola e é uma excelente referência em termos de formação multirreferencial”, comenta a diretora Aline Cristina Ceccato Castelo Novo. “Também é uma maneira dos alunos exercitarem a percepção, o trabalho em equipe, a colaboração, o conhecimento corporal, a sensibilidade artística e de investigarem o movimento”, acrescenta.

 

Atualmente com 100 integrantes, o grupo reúne artistas de seis a 16 anos entre alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental regular, ex-alunos e pessoas da comunidade. Todos fazem as aulas gratuitamente a partir do trabalho voluntário da professora Tayane Marques.

 

“Esse projeto teve início há seis anos e a receptividade foi tamanha que conseguimos montar um grupo talentoso integrando estudantes e interessados em geral”, comenta Tayane. “Hoje temos 30% de nosso grupo formado por pessoas de fora, sendo que a maioria delas é de ex-estudantes”, explica a bailarina.

 

Sucesso

O programa de balé oferecido pela escola Antônio Maria Marrote vem fazendo tanto sucesso que atingiu repercussão internacional.

 

Duas das integrantes da equipe, Paola Zanotti e Lorrayne Ramos, foram convidadas em janeiro para acompanharem a sexta temporada do Ballet Russo no país. As meninas tiveram aulas com Olga Dolganora, Natasha Zemtchenkhora, Nicolay Oktchurin e o renomado Boris Storoikori.

 

Dos mais de cem aprendizes que receberam orientação do Ballet Russo na temporada deste ano, apenas dois foram escolhidos como bolsistas para a temporada do ano que vem, e um deles é a rio-clarense Paola Zanotti que, aos 12 anos, vem se firmando como uma das revelações artísticas da cidade.

 

Paola já venceu várias competições, ganhou muitos prêmios e foi destaque absoluto na competição do início deste mês em Ourinhos. Os troféus conquistados na ocasião foram os seguintes:

 

1° lugares – Pas de Deux de Harlequinade – Paola Zanotti e Junior de Souza La Fille Mal Gardée – Paola Zanoti Intensamente – Paola Zanotti Glamurosas – Jazz Baby Conjunto  Ametista – Lorrayne Ramos – A Bonequinha – Bárbara Costa As gatinhas Vaidosas – Estilo livre Baby conjunto.

 

2° lugares - Princesa Florine – Lorrayne Ramos As bailarinas – Ballet Clássico Infanto Juvenil Conjunto No embalo dos anos 60 – Bárbara Costa Ente nós – Lorrayne Ramos e Junior Souza As camponesinhas –Ballet Clássico Infantil, Paysant – Thayná Gomes

 

3° lugares – Variação de Harlequinade – Junior de Souza Opostos – Neoclássico conjunto Paysant – Paola Costa.

 

Destaque – Paola Zanotti.

 

Estiveram em Ourinhos pelo Grupo Marrote os bailarinos Adriana Silva, Bárbara Costa, Bárbara Escher, Beatriz Pires, Gabriela Silveira, Íris Álvares, Isabela Frollini, Isadora Toledo, Junior de Souza, Lorena Toledo, Lorrayne Ramos, Nicole Corder, Paola Zanotti, Paola Costa, Rosa Arena, Tairini Augusto e Thayná Gomes.

 

A escola Antônio Maria Marrote fica na rua 17 BE, 315, Bairro do Estádio.