O QUE FAZER COM O LIXO?

20/08/2015

A escola Municipal Profº Sylvio de Araújo, atende o anseio da comunidade escolar, desenvolve atividades de educação ambiental, a qual está inserida no seu Projeto Político Pedagógico (PPP), com o intuito de sensibilizar seus alunos, a comunidade, preservar e conservar o meio ambiente.

O projeto sobre o meio ambiente é interdisciplinar e contribui para a compreensão dos problemas ambientais, favorece a disseminação de valores éticos e desencadeia ações concretas de cidadania voltadas ao meio ambiente. Trata-se de um projeto intitulado “Este mundo também é meu”, tem como objetivo geral a contribuição para a preservação dos recursos naturais do Planeta Terra.

A escola está localizada na região norte de Rio Claro, próximo a Floresta Navarro de Andrade, motivo de preocupação da comunidade escolar e local em construir uma cultura que contribua de forma efetiva para a preservação desses recursos naturais e que os alunos sejam multiplicadores de bons exemplos na prática.

Nesse aspecto os alunos do 4º ano, turma A, estão todos envolvidos e compromissados com a questão ambiental, visitaram o aterro sanitário acompanhados pela professora e por um funcionário local, que contribuiu de forma significativa e objetiva socializando muitas informações sobre o aterro sanitário, inclusive de como proceder para o descarte consciente do lixo. Os alunos refletiram sobre o processo de separação e o destino adequado de cada lixo produzido.

            Em sala de aula a professora Maria Fernanda Bordignon, retomou o assunto propondo aos alunos uma caminhada aos arredores da escola, seguiram pelo Anel Viário do São Miguel, para observar como a comunidade descarta o lixo e visitou o ECOPONTO do bairro.

            Os estudantes ficaram impressionados com a quantidade de lixo jogado em locais impróprios. O Ecoponto é uma iniciativa positiva para a solução desse problema, desde que a população se conscientize e faça o descarte correto.

            Todas as informações e observações foram transformadas em fotografias, desenhos e em relatórios, expostos aos demais alunos da escola no Momento Cultural e para a comunidade na Casa Aberta.

            Em continuidade ao trabalho os alunos destacaram algumas informações importantes:        

ü  A importância da separação do lixo seco do lixo molhado; o lixo seco deve ser recolhido pelo caminhão de coleta seletiva (Cooperativa de Reciclagem) ou pelos catadores e o lixo molhado pela Coleta de Lixo colocado em frente a cada residência, próximo aos horários pré-determinados para cada bairro.

ü  Quanto menos saquinho usar para armazenar o lixo melhor será a decomposiçãodos materiais levados para o Aterro Sanitário.

ü  Nunca colocar garrafas pet fechadas de qualquer tamanho junto com o lixo molhado, porque ele não será esmagado na compactação e estará ocupando lugar de outro lixo no aterro.

ü  Sabendo usar adequadamente o Aterro Sanitário não será necessário desapropriar outras áreas para ampliar ou fazer outro aterro.A lona usada para forrar e barrar o solo do chorume e o tratamento desse subproduto do lixo é muito caro.

ü  Conhecer e utilizar os ECOPONTOS da cidade, local de depósito de materiais volumosos, recicláveis e entulhos.

ü  Usar o serviço do CATABAGULHOligando paranúmero 156, para obter informações sobre a programação de retirada do bagulho próximo à sua residência.

ü  Saber o que fazer com o lixo é demonstrar respeito e preocupação com o MEIO AMBIENTE.