Visita à escola “das crianças grandes”

11/03/2016

As Escolas Municipais de Educação Infantil Monteiro Lobato e Lygia do Carmo Polastri Vendramel de Rio Claro, SP, interessadas em colaborar com o processo de transição de escolas dos alunos, promoveram experiências de encontros vários, possibilitando o diálogo com as crianças, sobre essa mudança.

O trabalho consistiu na visita das quatro classes de maternal I, de crianças de 2 a 3 anos de idade, do “Monteiro” à escola “Lygia” em dezembro de 2015. Atualmente, o “Monteiro” atende crianças de 0 a 3 anos, correspondendo a Etapa I da Educação Infantil. A escola “Lygia” atende crianças de 2 a 5 anos, correspondendo a Etapa I e II.

A parceria entre essas duas escolas se deu por vários motivos: a escola Lygia receberá em 2016 parte significativa dos alunos do “Monteiro”; a proximidade entre ambas escolas, facilitando a mobilidade física dos alunos até lá; experiências semelhantes em anos anteriores, indicaram que a adaptação das crianças envolvidas nessas práticas, ocorre de forma mais harmônica, aumentando à aceitação a mudança.

O PROJETO EM AÇÃO

Numa época em que o assunto frequente na roda de conversa das turmas de maternal I do “Monteiro”, era a mudança de escola dos alunos para o ano de 2016, cada classe recebeu da escola “Lýgia” um convite, escrito pela Professora Coordenadora Natali, convidando-os para uma visita, uma manhã divertida. As professoras leram com entusiasmo para as turmas e as crianças vibraram.

Nos dias combinados, as classes, acompanhadas pela Guarda Municipal, professoras, funcionários da escola, pais, avós, Auxiliar de Dirigente e a Professora Coordenadora, fizeram uma feliz caminhada até a escola “Lygia”, isto é, “a escola das crianças grandes” como dizem os pequeninos. No trajeto, cumprimentavam as pessoas que respondiam com um sorriso no rosto, observavam naturalmente as diferentes construções, cores, os animais, panfletos, se esforçaram para desviar de obstáculos, como degraus, poças, entre outros.

Na chegada, foram recebidos pela Direção, Coordenação e alunos do Infantil II que ajudaram a apresentar a escola, seu movimento. Durante o percurso, foi possível ver os alunos “grandes” realizando suas atividades, observar os enfeites natalinos, entrar nas diferentes salas, entre outros. Finalizaram a manhã brincando no parque e saboreando um delicioso lanche. As visitas ocorreram em dois dias, cada dia, duas classes diferentes participaram.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Os resultados desta rica experiência foram muito positivos para ambas as escolas.

Em roda de conversa, as crianças do “Monteiro” recordaram a visita e conversaram sobre o que mais gostaram, o que afetou seus sentidos. As professoras relataram, em HTPC, esta experiência de diálogo com os pequeninos. As respostas mais frequentes das crianças se relacionaram a experiência individual nos espaços coletivos: “brincar no parquinho”; “comer”; “andar de ônibus” (num dos dias choveu e as crianças voltaram para a creche de ônibus).

No dia a dia, foi possível presenciar crianças desta escola conversando sobre o assunto da mudança com naturalidade. Diante disso, constatamos que valeu a pena os diálogos e o passeio tanto para aquelas crianças já matriculadas no “Lygia” quanto para as outras que se dirigirão para escolas diversas de Infantil II.

 Para os funcionários do “Monteiro” foi um momento prazeroso, de adentrar em outro espaço educativo, reencontrar amigos de curta e longa data, reviver a escola que estudaram. Os pais que colaboraram não conheciam a escola e ficaram muito satisfeitos.

Algumas crianças do Infantil II apresentaram o espaço - tão conhecido por elas – aos pequeninos que ingressarão no “Lygia” no próximo ano. Demonstraram alegria quando foram convidadas para tal e sentiram-se importantes realizando a “missão” confiada a elas que também estão em transição, mas para as escolas de Ensino Fundamental.

Para os funcionários e para a gestão do “Lygia”, de modo geral, foi uma experiência muito positiva presenciar o encantamento e a curiosidade das crianças por este novo espaço que fará parte da rotina deles futuramente.

Sem dúvida alguma, uma experiência que deve se repetir nos próximos anos, já que possibilita aos pequenos a exploração e familiarização com o espaço antes desconhecido, bem como a socialização entre alunos, proporcionando um momento de interações que só vem a acrescentar no cotidiano escolar e familiar. 

A transição de escolas pensada com e para as crianças tece uma rede de proteção, necessários a essa mudança, ao desenvolvimento infantil.

 

 

 

 

Karin Casarin

Professora Coordenadora da E.M. Monteiro Lobato

 

Natalí Angela Zanfelice

Professora Coordenadora da E.M. Lygia do Carmo Polastri Vendramel